Área Restrita
Esqueceu sua senha!
Cadastrar
Pesquisar no site

Belo Horizonte sediará o Encontro Regional Sudeste sobre Smart Cities

18/05/2018

Em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, o Encontro Regional Sudeste Connected Smart Cities, será realizado no dia 06 de junho, no Auditório da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Além da capital mineira, o evento também apresentará indicadores de desenvolvimento das cidades de São Paulo/SP, Campinas/SP, Rio de Janeiro/RJ e Vitória/ES.

O evento tem como objetivo encontrar soluções inovadoras com foco em cidades mais inteligentes e conectadas e, por meio do Ranking Connected Smart Cities, realizado pela Urban Systems e a Sator, permite apresentar e discutir as melhores práticas com foco no desenvolvimento de ações e mecanismo transformadores das cidades. No Encontro Regional Sudeste Connected Smart Cities, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, que será realizado no dia 06 de junho, no Auditório da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, localizado na Av. Afonso Pena, 1.212, será apresentado um panorama sobre o desenvolvimento da capital mineira.

Belo Horizonte se destaca entre as cidades brasileiras¸ por exemplo, por ser um polo de conhecimento, concentrando 62 instituições de ensino superior, além de possuir um dos maiores parques tecnológicos do país. Já no Ranking Connected Smart Cities Nacional, a capital mineira está na quarta colocação, sendo a primeira colocada em Meio Ambiente, segunda em Saúde e Urbanismo, quinta em Empreendedorismo e Mobilidade e Acessibilidade.

Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Belo Horizonte, André Reis, o Município está atento às mudanças e busca desenvolver soluções integradas na área de tecnologia, atuando em eixos diversos para beneficiar a cidade como um todo. "Uma cidade inteligente melhora a saúde, a educação, a mobilidade, a segurança, o ambiente de negócios, o meio ambiente e o turismo. Com tecnologia, gastamos melhor, diminuímos desperdícios e investimos mais na cidade e na qualidade de vida das pessoas", destaca Reis.

Outros destaques da Região Sudeste
De acordo com o Ranking Connected Smart Cities Nacional, a cidade de São Paulo conquistou a primeira posição nos indicadores: Empreendedorismo e Mobilidade e Acessibilidade; segundo em Tecnologia e Inovação; terceiro em Economia; quinto em Meio Ambiente.

O Rio de Janeiro está na primeira colocação em Tecnologia e Inovação; segundo em Empreendedorismo e Economia; terceiro em Mobilidade e Acessibilidade; quarto em Educação.

Vitória se destaca com a quinta posição no Ranking Connected Smart Cities Nacional. A capital do Espírito Santo alcançou a primeira posição em Saúde; segunda em Educação; quinta em Governança.

De acordo com Paula Faria, Diretora Executiva da Sator, empresa organizadora do evento, esse é o terceiro Encontro realizado, visto que já foram realizados os Encontros: Regional Sul, em Florianópolis, Regional Nordeste, em Salvador, e Regional Centro-Oeste, em Brasília, sendo que os três eventos reuniram mais de 600 pessoas. "O Encontro Regional Sudeste deverá repetir o sucesso das edições anteriores e contará com a participação de especialistas em smart cities, empresas, entidades e governo. Os Encontros permitem que o poder público avalie as melhores práticas de cidades inteligentes e, consequentemente, possa desenvolver ações que potencializem ainda mais os pontos fortes alcançados no Ranking Connected Smart Cities", conclui.

Os Encontros Regionais Connected Smart Cities Cities são realizados paralelamente ao evento principal, que este ano acontece nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP. Os eventos regionaisbuscam debater soluções para o desenvolvimento das cidades com base em informações e necessidades de cada região.

Encontro Regional Sudeste Connected Smart Cities– Belo Horizonte/MG
Data:
06 de junho de 2018
Horário: Das 08h30 (Credenciamento) às 17h00
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, localizado na Av. Afonso Pena, 1.212, Belo Horizonte/MG

As imagens do Connected Smart Cities podem ser acessadas por meio do link:bit.ly/2GbIJSj

Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities, principal evento do setor no Brasil, é realizado pela Sator e envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

A 3ª edição do evento aconteceu em 2017, na capital paulista. Este ano, o encontro será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP (Mais Informações: www.connectedsmartcities.com.br).

Ranking
O Ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido pela Urban Systems, através de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Sator, empresa organizadora do evento homônimo.

Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking Connected Smart Cities considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, o Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2017 estão disponíveis em: www.connectedsmartcities.com.br/resultados-do-ranking-connected-smart-cities/

Sobre a Sator
Fundada em 2005, a empresa iniciou suas atividades como produtora de eventos, oferecendo, ainda, serviços voltados para a comercialização e comunicação dos eventos que organizava. Recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa.

A Sator conta com ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Labace, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2010), a Feira Nacional de Aviação Civil (entre 2008 e 2010), o Broa Fly-in (2006 a 2008), o Connected Smart Cities (desde 2015), o PPP Awards & conference (desde 2017) e o Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos (em 2018).

Fonte: Sator


Voltar

Institucional     |     Imprensa   |     Links   |    Contato

Av. Afonso Pena, 4000 - 3ºAndar - Cruzeiro - CEP: 30130-009 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3281-2011 - Fax: (31) 3284-2857  |  E-mail: rmi.comunicacao@rmi.org.br