Área Restrita
Esqueceu sua senha!
Cadastrar
Pesquisar no site

Unifei faz cessão de terreno de 458 mil metros quadrados à INOVAi

23/05/2018

Durante a cerimônia, na Unifei, também foi assinado o Termo de Cessão para uso temporário das dependências do Complexo Histórico e Cultural pela INCIT.

Autoridades municipais e federais participaram da assinatura do Termo de Cessão da área de expansão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), de 458 mil m², para a INOVAi – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAi), entidade responsável pela implantação e gestão do Parque Científico e Tecnológico da cidade. 

Durante a cerimônia, realizada na Unifei, também foi assinado o Termo de Cessão para uso temporário das dependências do Complexo Histórico e Cultural da universidade – Prédio Central pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), uma das unidades que compõem o ecossistema de empreendedorismo e inovação do município. 

Durante seu discurso, o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, comentou sobre a importância de pessoas que, com suas atitudes, estão influenciando positivamente a história da humanidade e transformando gerações, como é o caso dos integrantes das entidades que compõem a INOVAi. Ele também citou a troca de correspondências mantida recentemente com o ex-ministro Marco Antônio Raupp, que parabenizou a Unifei por seu papel na concretização do Parque Científico Tecnológico de Itajubá. 

Já o prefeito municipal, Rodrigo Riêra, disse que o ato da assinatura do Termo de Cessão do terreno para a INOVAi era um dos mais importantes acontecimentos da história itajubense e que a iniciativa da Unifei iria mudar o presente e o futuro do município. “Este é um dos maiores investimentos feitos em Itajubá, que será outra cidade, para melhor, a partir de agora”, afirmou. 

O Termo de Cessão da área de expansão da Unifei para o Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, que deverá ser gerido pela INOVAi, havia sido aprovado, por unanimidade, durante a 5ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Unifei, realizada em 7 de maio. 

Ecossistema

Participaram da cerimônia, pela Unifei, o reitor Dagoberto Alves de Almeida; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Edson de Oliveira Pamplona; pró-reitor de Extensão; Marcos Aurélio de Souza, um dos representantes da Unifei na INOVAi; Carlos Henrique Pereira Mello, Diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Proex; e Juliana Caminha Noronha, do Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU). 

Também estiveram presentes, pela Prefeitura Municipal de Itajubá, o prefeito, Rodrigo Imar Martinez Riera; o vice-prefeito, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva; e a diretora do Departamento de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, Maria Sírcia de Sousa. 

Outros participantes Da solenidade foram: pelo Sebrae Minas, a analista técnica Bárbara Sarto; pela Regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o presidente André Luiz Martins Gesualdi; pela INOVAi, o diretor geral, Maurício de Pinho Bitencourt, e o diretor de Inovação, Carlos Vitor Rodrigues Conti; e, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM), os professores Cirineu Ferreira dos Santos, Ronaldo Sales Abranches e Hector Gustavo Arango. 

Sobre a INOVAi

A Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai) foi criada em agosto de 2017, por um consenso entre entidades dos governos federal, estadual e do município de Itajubá, bem como associações de classe dos setores da indústria, comércio e serviços e instituições de ensino, por entenderem que Itajubá possui mecanismos de geração de renda e de empregos baseados na ciência, tecnologia e inovação. 

A associação tem como sócios fundadores a Unifei, a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Itajubá (Aciei), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá, a Facesm, a PMI, a Sedectes e o Simmmei. Segundo seus idealizadores, a Inovai nasceu para catalisar a interação entre os principais agentes de desenvolvimento do ecossistema de inovação de Itajubá, propondo rotas, explorando potencialidades e gerando oportunidades. 

A Inovai se propõe a gerir, de forma colaborativa, ações e atividades de inovação e empreendedorismo, como incubação de empresas de base tecnológica, aceleradoras, parque científico e gestão de projetos de ciência, tecnologia e inovação, dentre outras atividades que possam gerar negócios em Itajubá.

 

Fonte: Agência Contexto


Voltar

Institucional     |     Imprensa   |     Links   |    Contato

Av. Afonso Pena, 4000 - 3ºAndar - Cruzeiro - CEP: 30130-009 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3281-2011 - Fax: (31) 3284-2857  |  E-mail: rmi.comunicacao@rmi.org.br