Área Restrita
Esqueceu sua senha!
Cadastrar
Pesquisar no site

Empreenda. Conexão! acontece em julho, em Ouro Preto

25/06/2018

Entre os dias 25 e 27 de julho de 2018, Ouro Preto será a capital do empreendedorismo e da inovação em Minas Gerais. A cidade histórica receberá o Empreenda. Conexão!, evento que tem o objetivo de conectar as startups universitárias do estado ao ecossistema de inovação e ao mercado, permitindo oportunidades tanto para estudantes ganharem experiência visando o sucesso de seu negócio empreendedor, quanto para o ecossistema e para o mercado conhecerem soluções e pessoas que podem vir a impactar o futuro do seu negócio. 

De um lado, as universidades desenvolvem pesquisa tecnológica e saberes através da formação acadêmica, que dificilmente são traduzidos em novas tecnologias ou inovações para o mercado. Por outro lado, em tempos de importantes mudanças no perfil de consumo como advento do que tem sido chamado de “quarta revolução industrial” (ou “indústria 4.0”), as empresas têm, cada vez mais, necessidade de inovar para manter posicionamento de mercado. 

Visando a maior interatividade, networking e troca de conhecimento entre o setor acadêmico e o mercado, o Empreenda. Conexão! é um evento cujo conteúdo é construído pelos próprios agentes dos setores, onde espera-se que todos os participantes tenham uma função ativa e não apenas a função de espectador. Em especial, os estudantes participam ativamente apresentando as suas startups em formato de pitch no primeiro dia (25). As melhores startups passam para a fase 2, que acontecerá no segundo dia (26) através de bancas de avaliação, podendo chegar à terceira e última fase, no último dia (27). Todos os estudantes participam também de rodadas de negócio, mentorias com especialistas e de palestras. O objetivo é que eles voltem empoderados para os seus locais, seja com mais conhecimento e visão de como levar a sua startup adiante, seja com parcerias estabelecidas para crescer. 

O público representante do ecossistema de inovação e do mercado também participa de forma muito ativa. Cada participante é considerado um parceiro do Empreenda. Conexão! e tem a sua inscrição gratuita no evento, podendo apresentar o seu interesse em atuar nas diferentes atividades da programação, como rodadas de negócios, mentorias, bancas de avaliação, palestras e treinamento. 

O evento faz parte do Programa Empreenda. Em Ação!, cujo propósito é despertar e estimular a prática empreendedora nos estudantes de graduação e pós-graduação, a partir de uma integração entre universidades, aceleradoras, incubadoras, governo e empresas, fomentando que projetos de pesquisa e saberes se transformem em negócios inovadores para o mercado. 

Como participar?

Para o público do Ecossistema e do Mercado, o primeiro passo é submeter a sua inscrição apresentando algumas informações pessoais e da sua entidade, bem como indicando as atividades que você se propõe a participar. O formulário está disponível neste link. Em um formato de fluxo contínuo, o conselho curador do Empreenda. Conexão! avaliará a sua solicitação. Assim que seu pedido for analisado, você já será avisado do resultado e, se aprovado, já entrará para a lista de parceiros no site, para que todos possam acompanhar as novidades da programação e dos participantes confirmados. 

Qualquer estudante de graduação ou pós-graduação matriculado em uma instituição de ensino superior de Minas Gerais pode participar com o seu projeto empreendedor ou a sua startup. Os estudantes participantes do Programa Empreenda. Em Ação! através das disciplinas homologadas e que ainda não garantiram vaga através dos eventos locais do Programa, podem submeter a sua startup. Além de muita visibilidade e conexões, R$5.000,00 em premiações serão distribuídos. 

Os estudantes que não participam do Programa Empreenda. Em Ação! são convidados a participarem do Prêmio Gerdau de Inovação Universidade - Mercado. O Prêmio, que é oferecido pela Gerdau, tem a função de destacar e reconhecer os melhores negócios de estudantes universitários, aqueles que melhor empregam os saberes que a formação universitária proporciona, ou mesmo os que têm sucesso em transformar projetos de pesquisa ou iniciação científica em tecnologias que agregam valor para as pessoas em forma de negócios. 

Os estudantes do Programa e do Prêmio Gerdau têm até dia 1 o de julho para submeterem as informações de suas startups através da plataforma Acelera. Após realizar o seu registro e informar o nome da sua universidade, o estudante escolhe uma das opções (Programa ou Prêmio), cria o seu projeto e convida os demais membros da sua startup para se juntarem ao projeto, de forma que todos podem contribuir com a entrada de informações. O resultado da avaliação dos especialistas será apresentado no dia 9 de julho. 

Para mais informações sobre público-alvo, formas de participação, inscrições, datas, premiação e detalhes da programação e das atividades propostas, visite o site do evento: www.empreendaconexao.com.br. Vamos juntos nesta jornada empreendedora!

Fonte: Empreenda. Conexão!


Voltar

Institucional     |     Imprensa   |     Links   |    Contato

Av. Afonso Pena, 4000 - 3ºAndar - Cruzeiro - CEP: 30130-009 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3281-2011 - Fax: (31) 3284-2857  |  E-mail: rmi.comunicacao@rmi.org.br