Área Restrita
Esqueceu sua senha!
Cadastrar
Pesquisar no site

Fumsoft realiza 3ª edição do Programa de Inovação e Empreendedorismo

09/07/2018

A Fumsoft, instituição sem fins lucrativos com sede em Belo Horizonte, está realizando a 3ª edição do Programa de Inovação e Empreendedorismo, por meio de uma colaboração firmada com o Centro de Desenvolvimento Profissional da Universidade de Stanford (SCPD).

O programa é o único do gênero oferecido para a América Latina (e um dos 4 no mundo) e foi desenvolvido para capacitar empresários brasileiros em conhecimentos sobre inovação, modelos de negócios, ferramentas de empreendedorismo, incluindo conceitos de estratégia de globalização e práticas de financiamento por meio de capital de risco. Os outros três estão na China, França e Polônia.

O programa da China faz parte de um acordo maior entre a Universidade de Stanford e o governo e empresas chinesas, e já levou milhares de empresários e empreendedores do país para o Vale do Silício nos últimos dez anos. Não é por acaso que a China se tornou um dos grandes players globais na área de tecnologia.

O da França, voltado para a região de Lille Nord, acontece desde 2011. Foram 4 edições até agora, com 200 participantes graduados, cerca de 800 empregos criados e mais de 1 milhão de euros levantados para os negócios surgidos em Stanford.

O Ministério da Ciência e Educação da Polônia, não querendo ficar para trás, também organiza o seu programa desde 2012. Está agora em sua 6ª edição, tendo ajudado a criar um ambiente de inovação no país após a passagem de 35 empresas pela universidade.

Já o programa da Fumsoft foi elaborado de maneira personalizada para o nosso mercado e enviou aproximadamente 50 empresas e 100 empresários nas edições anteriores.

Para 2018, ele foi aprimorado após o feedback recebido. Dessa forma, foram incorporadas algumas novidades muito interessantes. O programa estará estruturado em 2 blocos distintos, sendo um totalmente on-line e outro presencial, no campus da Universidade de Stanford, no coração do Vale do Silício. 

O primeiro bloco terá foco na parte conceitual e no desenvolvimento do projeto empresarial e o segundo, presencial, exclusivamente em coaching do projeto desenvolvido, permitindo que os participantes obtenham um feedback direto do corpo docente de Stanford e de empresários do Vale do Silício.

Com essa estrutura, o participante poderá optar por fazer apenas o módulo online, entre os meses de maio e agosto, ou o curso online mais o presencial, de 26 a 30 de novembro. Os empresários que fizeram parte das turmas de 2014 ou 2016, terão a opção de fazer diretamente o bloco presencial, em Stanford, apresentando um novo projeto a ser avaliado.

Atendendo uma demanda das turmas anteriores por aprofundar o tema marketing e vendas, no cronograma deste ano foi adicionado ainda um módulo opcional extra, na Universidade de Berkeley, com o tema Design Thinking for Sales.

O diretor de empreendedorismo da Fumsoft e coordenador do programa, Wilson Caldeira, afirma que “mesmo com o alto grau de satisfação alcançado, por parte de todos os participantes anteriores, ficamos atentos aos feedbacks, incorporamos novidades e estamos entregando um programa que cada vez mais contribui para aumentar o nível de competitividade global das empresas brasileiras de base tecnológica”.

Os interessados em levar sua empresa, startup, ou ideia consolidada de negócio, podem se inscrever aqui; outras informações são obtidas no site www.fumsoft.org.br ou pelo telefone (31) 3194-7663.

Fumsoft - Atua, desde 1992, na indução do desenvolvimento da cadeia produtiva de Tecnologia da Informação (TI) em Minas Gerais. Como uma associação empresarial, desenvolve programas nas áreas de Empreendedorismo (incubação e aceleração de startups), Qualidade, Negócios Internacionais, Projetos de P&D/Lei de Informática e Capacitações Empresarias.

Fonte: Fumsoft


Voltar

Institucional     |     Imprensa   |     Links   |    Contato

Av. Afonso Pena, 4000 - 3ºAndar - Cruzeiro - CEP: 30130-009 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3281-2011 - Fax: (31) 3284-2857  |  E-mail: rmi.comunicacao@rmi.org.br