Área Restrita
Esqueceu sua senha!
Cadastrar
Pesquisar no site

Chamada de trabalhos: sessão sobre ambientes de inovação

05/09/2018

Desde o último quartil do século XX, os países industrializados passaram a fortalecer a base de conhecimento de suas economias, em função do novo paradigma técnicoeconômico baseado na difusão das tecnologias de informação e comunicação. Surge a noção de “economia baseada no conhecimento” na qual a inovação passa a ser o elemento que proporciona vantagens competitivas às empresas e que se tornou objetivo das políticas econômicas dos países.

Essa nova economia é organizada em rede e os atores institucionais, como a Universidade (U), as empresas do setor produtivo de bens e serviços (E) e o Governo (G), que executam seus papeis natos respectivos de geração e transmissão do conhecimento, produção de bens e serviços (B/S) e regulação da atividade econômica, e também, a partir de múltiplas interações, assumem novos papéis havendo sobreposição, retroalimentação e o surgimento de dinâmicas não-lineares em espaços híbridos e de consenso.

O produto resultante das relações UEG é a chamada Hélice Tripla, que se reflete na emergência de mecanismos e ambientes de inovação, como as incubadoras de empresas, os parques científicos, tecnológicos e de inovação, além dos escritórios de transferência e comercialização de tecnologia, das redes de pesquisa colaborativa, projetos de desenvolvimento econômico regional (arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais), entre outros.

Nesta década, novas hélices estão sendo adicionadas, entendendo que a participação da sociedade, representadas pelas entidades da sociedade civil organizada e pela mídia têm um papel importante, e que um objetivo maior deve ser buscado que é a preservação da natureza e a sustentabilidade das atividades econômicas.

A sessão especial integra a área temática Gestão Tecnológica, Inovação e Empreendedorismo está sendo organizada pelo Triple Helix Research Group (THERG-Brazil). A sessão será composta de até 5 (cinco) artigos nas seguintes temáticas:

  • Ambientes de inovação (ecossistemas; incubadoras de empresas; parques científicos, tecnológicos e de inovação).
  • Mecanismos de transferência de tecnologia (escritórios de comercialização, núcleos de inovação tecnológica, entre outros).
  • Sistemas de inovação e a abordagem da Hélice Tripla, Quadrupla e Quíntupla - Inovação nas organizações: open innovation e outros modelos de gestão da inovação.
  • Políticas de C&T&I, avaliação de políticas públicas e indicadores em ambientes inovadores.
  • Arranjos produtivos e desenvolvimento econômico regional com ênfase ou base em inovação.
  • Ecoinovação.
  • Venture Capital e empreendedorismo inovador.
  • Universidade empreendedora.

Serão aceitos artigos em português, inglês e espanhol por meio do endereço eletrônico https://www.even3.com.br/11casi (submetter na área temática Gestão Tecnológica, Inovação e Empreendedorismo).

Serão seguidas as datas e regras do CASI (http://www.congressocasi.com.br).


Datas Importantes:

Submissão de Artigos - 01/06 a 15/09/18

Divulgação dos Resultados - 19/10/18

Período de Inscrições - 19/10 a 27/10/18

Divulgação da Programação - 02/11/18

Período do Congresso - 06 e 07/12/18

 


Voltar

Institucional     |     Imprensa   |     Links   |    Contato

Av. Afonso Pena, 4000 - 3ºAndar - Cruzeiro - CEP: 30130-009 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 98634-0799  |  E-mail: elianeeco@rmi.org.br